forebet

SEÇÕES

Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Rafael Fonteles se reúne nesta quarta-feira com ministro Paulo Guedes

Por blog Direto de Brasília

FACEBOOKWHATSAPPTWITTERTELEGRAMMESSENGER

Por Rany Veloso

Os secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal se reúnem nesta quarta-feira (26), com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para discutir a Reforma Tributária. A reunião será por videoconferência, a partir das 15h. Os secretários vão discutir com o ministro pontos que consideram essenciais para o êxito da Reforma Tributária, como o Fundo de Desenvolvimento Regional e o Fundo de Compensação das Exportações.

A criação dos fundos é um dos pontos da proposta do Comsefaz (Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal) para a Reforma Tributária. O objetivo é assegurar programas de estimulo ao desenvolvimento nas regiões menos desenvolvidas, que perderão políticas de incentivos fiscais, e compensar os estados exportadores que terão perdas com a reforma.

A proposta do Comsefaz é que o fundo venha do tributo da União, em vez de receitas de royalties do petróleo, como propõe a equipe econômica do governo federal. Os estados computaram o valor de R$ 97 bilhões escalonado em dez anos para os fundos, totalizando R$ 485 bilhões no período

SECRETÁRIOS DE FAZENDA E AS REUNIÕES SOBRE A REFORMA TRIBUTÁRIA

A reunião com Paulo Guedes dá sequência a uma série de encontros do Comsefaz com o secretário especial da Fazenda Nacional, Waldery Rodrigues, o secretário especial da Receita Federal, José Barroso Tostes Neto, e equipe do Ministério da Economia, para discutir a Reforma Tributária. Essas reuniões ocorrem desde fevereiro, com a finalidade de alinhar os pontos da proposta dos estados e do governo federal para a reforma do sistema tributário nacional.

“Temos tido avanços importantes nesses encontros, mas ainda há pontos fundamentais para os estados que precisam ser definidos. A reunião com o ministro Paulo Guedes, portanto, tem esse objetivo de buscar ampliar o entendimento sobre a reforma”, explica o presidente do Comsefaz, Rafael Fonteles, secretário de Fazenda do Piauí.

ALÍQUOTA DO NOVO IMPOSTO ENTRARÁ NA PAUTA DA REUNIÃO

Além do Fundo de Desenvolvimento Regional e do Fundo de Compensação das Exportações, entrarão na pauta da reunião com Paulo Guedes o andamento dos grupos de trabalho compostos por secretários e técnicos do governo para discutir temas como a alíquota do futuro imposto e o contencioso administrativo e judicial, dentre outros temas.



Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link


Tópicos
forebet Mapa do site

1234