aceodds

SEÇÕES

Cidade do Maranhão pode desaparecer por causa de crateras enormes

Buriticupu é a cidade maranhense com a maior concentração de crateras. São 26 buracos gigantes que avançam sobre a cidade e tiram o sono dos moradores

|
FACEBOOKWHATSAPPTWITTERTELEGRAMMESSENGER

As fortes chuvas que ocorrem nos últimos meses no Maranhão têm causado vários transtornos e assustado moradores. Buriticupu, cidade a 417 km de São Luís, vive em alerta por conta dos riscos causados pelas voçorocas, enormes crateras que, há mais de 30 anos, vem invadindo parte da cidade.

Enormes crateras se formaram por causa das chuvas, em Buriticupu — Foto: Reprodução/Marinho Drones

Imagens de drone mostram que o município do Maranhão corre o risco de desaparecer por causa de crateras. São 26 buracos gigantes que avançam sobre a cidade e tiram o sono dos moradores.

Por meio do vídeo é possível observar várias imagens da cratera que ameaça engolir casas que estão ao seu redor. Durante o período chuvoso a situação só piora na região.

Esses enormes abismos são provocados por um fenômeno geológico chamado de 'voçoroca', que acontece em áreas onde a vegetação é escassa e não mais protege o solo. Com isso, fortes chuvas deixam os terrenos ainda mais suscetíveis a desmoronamentos.

Enormes crateras se formaram por causa das chuvas, em Buriticupu — Foto: Reprodução/Marinho Drones

Cratera engole casas

Nos últimos dez anos, só uma voçoroca engoliu três ruas e mais de 50 casas em Buriticupu. Parte da Vila Santos Dumont despareceu completamente e as casas que ainda não desabaram, estão próximas aos barrancos e foram abandonadas. A família do serralheiro João Otávio Farias perdeu 14 casas de aluguel.

"Em 2001, meu pai comprou esse terreno, construiu a casa de moradia dele, o local de trabalho dele que era uma marcenaria, ele mexia com madeira e no decorrer do trabalho dele, ele foi comprando um terreno aqui, construindo uma casinha ali e fazer como se fosse aposentadoria dele. Essas casas aqui eram todas alugadas. Chegou um ponto que ninguém alugaria mais por conta do perigo", diz o serralheiro.



Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link


Tópicos
aceodds Mapa do site